Perfil Cantora

Gretchen

Gretchen
Gretchen Reprodução/ Instagram


Gretchen, Cantora (nascimento 29 de maio de 1959)

Nascida no Rio de Janeiro, Maria Odete Brito de Miranda Marques, mais conhecida como Gretchen é uma cantora, dançarina e empresária. É irmã da cantora Sula Miranda. 

Começou a carreira de cantora em 1976 na orquestra Maestro Zaccaro. Foi neste ano de 1976 que escolheu seu nome artístico, por que viu um outdoor publicitário do filme Aleluia, Gretchen na Praça da Sé, enquanto voltava da escola de ônibus. Isso lhe despertou imediatamente a vontade de usá-lo. 

Na adolescência integrou no grupo As Melindrosas, juntamente com suas irmãs Sula, Yara e a prima Paula. O primeiro LP Disco Baby, já estava pronto quando a gravadora Copacabana assinou contrato com as meninas. Após a escolha e o início da divulgação com exibição do clipe no programa Fantástico e várias outras aparições em programas de TV, o LP alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas. Porém, Gretchen ficou quase dois ano no grupo mas decidiu seguir carreira solo.

Em 1978, foi lançada para o público com seu projeto solo, músicas como Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga, Melô do Piripiri (Je Suis La Femme), Melô do Xique Xique, Melô do Pata Pata e Latino-americana marcaram a geração da Era Disco
Sua carreira como atriz iniciou em 1979 em um filme infantil Vamos Cantar Disco Baby.  Em 1982, Gretchen fez o filme Aluga-se Moças, no estilo pornochanchada. 

Em 2010 ela participou do reality show Troca de Família, garantindo à emissora o primeiro lugar em audiência durante sua exibição. Dois anos depois participou da quinta edição do reality show A Fazenda, onde desistiu na sexta semana. Em 2017, estreou o primeiro videoclipe (lyric video) de Swish Swish, de Katy Perry. Ainda no mesmo ano, Gretchen assinou contrato com a Universal Music e no dia 27 de novembro ela lançou sua coletânea intitulada The Queen, com o single inédito Falsa Fada, em parceria com o DJ Rody.

Gretchen tem sete filhos, cinco biológicos e dois adotivos: Thammy, nascido em 1982, Décio, nascido em 1989, Jennifer, nascida em 1991 e adotada em 2008, Sérgio, nascido em 1994, Gabriel, nascido em 2000, Giulia, nascida em 2004, fruto de uma inseminação artificial, e Valentina, nascida em 2010 e adotada em 2012. Gretchen teve um filho que faleceu recém nascido, em 2000. Ele era gêmeo idêntico de Gabriel. 

A cantora teve muitos namorados durante a vida, sendo supostamente 17 maridos. Mas desde 2013 está com o empresário Carlos Marques, com quem mora em Mônaco, na França.
 

 

 

Atualizado segunda 2 dezembro, 2019 (325729) | 13/07/2020 18:11:26

Mais conteúdo sobre:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Camilla Camargo se derreteu ao ver o filho, Joaquim, andando no meio da sala Camilla Camargo faz video fofo do filho andando
  2. 2 Thaila Ayala diverte a web em fotos com e sem edição
  3. 3 Simaria faz declaração de aniversário para o irmão mais novo
  4. 4 Tiago Iorc fala sobre desentendimento com o duo Anavitória
  5. 5 Babu Santana homenageia artistas negros no Dia do Cantor