publicidade Bate Bola na Cozinha

O Tempero ímpar de Dalton e Willian

Brueth Carvalho e as receitas de raiz no Bate Bola na Cozinha

Estúdio Caras Publicado sexta 31 janeiro, 2020

Brueth Carvalho e as receitas de raiz no Bate Bola na Cozinha
Os chefs Dalton Rangel e Willian Carvalho no Bate Bola na Cozinha com Brueth Carvalho - Divulgação

Viajar o mundo e vivenciar diferentes aspectos da gastronomia transformaram Dalton Rangel (32) na grande figura que ele é hoje. “Minha mãe passou a cozinhar como profissão quando eu tinha 4 anos, então, eu cresci neste meio”, conta ele, que comanda o Coz, seu restaurante em São Paulo. “Eu pensei na nostalgia presente na minha família e decidi fazer um angu com ragu de linguiça — um prato que ela fazia quando eu era pequeno”, completou Dalton, que demonstrou seu amor à culinária no Bate Bola na Cozinha, programa apresentado por Brueth Carvalho (40) e exibido na TV CARAS, na plataforma do YouTube.

De descendência turca e italiana, Willian Carvalho (45) leva consigo experiências que enriqueceram sua vida. Com a ideia de apresentar uma receita de raiz, ele preparou um cavatelli com camarões de dar água na boca. “Eu busquei algo que remetesse às minhas origens e quis juntar estas duas culturas”, disse ele. “Aprendi a elaborar esta iguaria no início da minha carreira, mas hoje eu fiz uma releitura, adicionando um pouco do meu toque especial”, revelou Willian.

Minha mãe sempre me disse que tudo o que um sonho precisa para se realizar é de alguém que acredite que ele possa ser realizado”, expressou Brueth. A prova disso é que os chefs mostraram seu lado mais solidário ao escolher uma instituição que vai receber um ano de alimentos doados pelo Instituto Mindset consultoria de idiomas, um kit de eletrodomésticos da Britânia e a doação de produtos Acquissima e Marca Renata.

Ficou com vontade de provar essas delícias? Então confira abaixo como fazer as receitas dos chefs! 

 

ANGU COM RAGU DE LINGUIÇA - DALTON RANGEL

INGREDIENTES

Fubá

Manteigas

Leite integral

Creme de leite fresco

Gorgonzola

Queijo parmesão faixa azul (ralado na hora)

Linguiça frescal (Lisanha nature seara)

Alho Picado (Brunoise)

Azeite de oliva extra virgem

Tomate pelado

Bacon

Cebola

Sal

Pimenta do reino.

Brotos frescos para decorar

MODO DE PREPARO:

1 - Leve o bacon ao fogo para soltar a gordura, coloque a cebola e o alho para dourar e acrescente a linguiça sem a tripa e debulhada. Deixe dourar bem. Quando evaporar, acrescente o tomate pelado e tempere com sal e pimenta do reino.

2 - Em uma panela, acrescente o angu, o leite e a manteiga. Leve ao fogo por aproximadamente 25 minutos. Caso necessário, adicione mais leite à preparação para deixar o angu mais liso. Leve a mistura ao Liquidificador e bata até obter um crene bem liso. Volte com o angu à panela e finalize com creme de leite fresco e queijo parmesão ralado. Acerte o sal.

3 - No centro de um prato, coloque uma camada de angu, uma de gorgonzola e outra de angu. Espalhe a linguiça e jogue o azeite extra virgem por cima. Coloque a polenta aos poucos na água e mexa sempre até engrossar. Ficando pronta, acrescente meio tablete de manteiga e parmesão ralado. Na hora de servir, mais um segredinho, que em minha opinião fez toda a diferença: sirva a polenta sobre pedaços de gorgonzola.

Para o molho de linguiça:

½ cenoura cortada em cubinhos

1 dente de alho picado

½ salsão picado

½ cebola picada

½ pote de bacon picado

2 linguiças picadas

Tomates pelados picados

Salsinha e cebolinhas picadas.

MODO DE PREPARO:

Nesta ordem, vá refogando numa frigideira grande os ingredientes. Junto ao tomate picado, acrescente um pouco do caldo de legumes. Deixe tudo cozinhar e está pronto. Verifique o sal.

 

CAVATELLI COM CAMARÕES - WILLIAN CARVALHO

Massa

½ kg de ricota fresca

300 gramas de ricota defumada

700 gramas de farinha de trigo

4 ovos

Sal a gosto

Molho

500 gramas camarão VG

1 laranja pera

2 anis estrelado

1 cenoura

1 talo de salsão

1 cebola pequena

1 sachê de açafrão espanhol

2 tomates

Sal e pimenta a gosto

Azeite de oliva

1 folha de loro

MODO DE PREPARO DA MASSA:

1 - Passe as ricotas em um ralador fino.

2 - Na batedeira com pá, leve as ricotas, a farinha e misture na velocidade 1. Em seguida, junte os ovos um a um e misture bem. Adicione o sal e retire da batedeira. Molde em bolas e cubra com filme plástico. Deixe descansar a massa por 30 minutos.

2 - Para o molho, limpe os camarões e reserve as cascas. Corte os vegetais em cubos e reserve. Leve as cascas em forno pré-aquecido até dourar.

3 - Em uma panela grande, junte os vegetais cortados e o restante dos ingredientes. Coloque as cascas e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe por 30 minutos.

4 - Bata no liquidificador as cascas e os ingredientes do cozimento, passe por uma peneira fina e reduza pela metade, ajuste a consistência e reserve.

5 - Para o preparo da massa, faça como nhoque em rolinhos e corte em pedaços de 1 cm. Com ajuda de uma espátula, faça o cavatelii conforme a demonstração, polvilhe farinha de trigo e leve ao congelador.

FINALIZANDO O PRATO

1 – Coloque a massa em água fervente até que o cavatlli suba, como no cozimento do nhoque.

2 - Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e frite os camarões, retire e reserve. Na mesma frigideira, junte a bisque e ajuste a consistência, junte a massa, coloque a manteiga e o queijo parmesão, salteie a frigideira para incorporar tudo, ajuste o sal e junte o camarão. Deixe cozinhar por mais 1 minuto e sirva imediatamente.

 

Último acesso: 10 Jul 2020 - 02:23:54 (341592).